O conceito de hipermídia apresenta várias interpretações, uma
delas é a apresentação simultânea de um conjunto de textos, imagens, vídeos,
sons de maneira interativa e não linear. É um meio e linguagem das “[BN1] novas mídias, considerada como um novo espaço do hipertexto, que
inclui informação não especificamente textual, mas também representações de
imagem, animação, vídeo e som.” A sua utilização torna mais flexível e atrativo
a representação do conteúdo didático, por isso é fundamental o seu uso na
educação. Nesse contexto, será mostrado um possível projeto escolar com o tema
Manguebeat através de recursos digitais hipermidiáticos.
No meio digital, a multimodalidade alia-se à interatividade e à
hipertextualidade,
sobre as quais já falamos. A essa reunião damos o nome de hipermodalidade e
dizemos que, assim como a hipertextualidade
está para o hipertexto, a
hipermodalidade está para a
hipermídia. A hipermídia, como o prefixo ‘hiper’ já diz, não é ‘mais uma
mídia’, apenas. Ela pode vir a conter e combinar conteúdos oriundos de quaisquer
mídias, desde que devidamente digitalizados. Além disso, a hipermídia facilita
a mistura de gêneros multimodais entre si, como é o caso do videogame, que, em
parte, aproveita convenções do cinema (digital), ou de músicas de gêneros
diferentes, que aproveitam a portabilidade dos arquivos digitais de música para
combiná-los fazendo remixes e mash ups. (Braga; Buzato, 2011, p.
6/8, TM2_Tp2_LP005)
O
movimento musical Manguebeat
trata-se de uma mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip-hop,
funk e música eletrônica, que tinha por objetivo formar uma cena musical tão
rica e diversificada como os manguezais. A agitação desse movimento musical
influenciou o cinema, a moda e as artes plásticas e tem como críticas o
abandono econômico-social do mangue,
da desigualdade de Recife. Para estudar esse movimento, a música “Antene-se”,
de Chico Science, pode ser uma boa representação dessa diversidade cultural, possibilitando
o diálogo interdisciplinar. Essa música é apresentada em um vídeo com uma rica
utilização de recursos hipermodais. A
utilização desse recurso digital, em um projeto escolar, seria interessante na
aprendizagem dos alunos.
Os gêneros digitais estão em conexão com a leitura e escrita, e
inseridos em um ambiente específico, a Web. Existe uma variedade de gêneros
digitais, eles quase sempre provocam estranhezas, por usar a linguagem não
padrão, então, pode-se afirmar que apresentam transformações com relação às
práticas de leitura e escrita, e isso provoca inquietação entre os docentes, e
muitas vezes nem aparecem nos livros didáticos. Apesar deles já fazerem parte
da sociedade, a inclusão destes no livro didático, acompanhada de um tratamento
pedagógico adequado, ainda significa um desafio, devido à postura de muitos
educadores em relação ao mundo digital.
Mas esse receio de utilização dos recursos digitais
hipermidiáticos deve ser deixado de lado, para que os alunos possam utilizar a
cultura digital como crescimento pessoal e desenvolvimento da sociedade. O
trabalho pode ser iniciado a partir de questões: o que é manguebeat, que estilo
musical é veiculado no movimento, quem foi Chico Science, o que foi a Nação
Zumbi, como e por que foi consolidado o movimento manguebeat. Propor a leitura
de textos sobre o movimento, criar um glossário básico, explicando alguns
verbetes dos textos, da música e os símbolos presentes no vídeo manguebeat. Por
exemplo: Antena parabólica: simbolizava que a divulgação da música estava pelo
mundo. O caranguejo com cérebro: representa os moradores do mangue com inteligência
e pensamentos. Chico Science: nome artístico do vocalista de banda Nação Zumbi.
Science significava que ele fazia muitas experiências com as músicas. Mangue:
tipo de ecossistema comum em Recife, onde vivem caranguejos e árvores na lama. Manguebeat:
música pernambucana caracterizada pela mistura de ritmos.
Deve-se apreciar a música e o vídeo, percebendo os elementos
musicais: ritmos, melodias, discurso musical, grupo instrumental. A letra
apresenta um caráter de protesto, de denúncia da realidade precária em vive a
população das classes populares. Ém uma aula de pesquisa no laboratório de
informática da escola, poderão visitar páginas da internet sobre o tema.
Descobrirão que manguebeat trata-se de um movimento musical que nasceu na
década de 90 entre jovens estudantes na cidade de Recife. O grupo buscava
construir música popular brasileira, tentando mesclar elementos musicais da
cultura pernambucana com Rock, os ritmos africanos, tecnologia dos
computadores. Por ser uma nova proposta, chamou a atenção da mídia, tornando-se
porta do sucesso e divulgação tanto em esfera nacional como internacional.
Para finalizar esse trabalho, nas aulas seguintes os alunos poderão
produzir um texto escrito caracterizado como protesto, com tema do cotidiano
deles: juventude, preconceitos, desemprego e a própria realidade da escola. O
texto deverá ser escrito a partir da percepção crítica da realidade. A música e
o vídeo contribuirão para: diálogo, motivação para pesquisa, valorização do
outro, oportunidade de crescimento individual e coletivo, expressão através da
linguagem oral e escrita.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
Science,
C; Antene-se Disponível
em: http://www.youtube.com/watch?v=WaEOqBKUVVw. Acesso em: 24 set. 2012.
Duração: 4:26.
BRAGA,
D. B.. Letramento na Internet: o que mudou e como tais mudanças podem afetar a
linguagem, o ensino e o acesso social. In: KLEIMAN, A. B.
BUZATO,
M. E. K. Letramentos multimodais
críticos: contornos e possibilidades. Crop (FFLCH/USP), v. 12, 2007. Pp.
108-144.
TRIGUEIRO,O.M.
A espetacularização das culturas
populares ou produtos culturais folkmidiáticos., 2005.
[BN1]As
aspas indicam citação?
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