domingo, 2 de junho de 2013

O mangueabeat e a hipermídia


O conceito de hipermídia apresenta várias interpretações, uma delas é a apresentação simultânea de um conjunto de textos, imagens, vídeos, sons de maneira interativa e não linear. É um meio e linguagem das [BN1] novas mídias, considerada como um novo espaço do hipertexto, que inclui informação não especificamente textual, mas também representações de imagem, animação, vídeo e som.” A sua utilização torna mais flexível e atrativo a representação do conteúdo didático, por isso é fundamental o seu uso na educação. Nesse contexto, será mostrado um possível projeto escolar com o tema Manguebeat através de recursos digitais hipermidiáticos.
No meio digital, a multimodalidade alia-se à interatividade e à hipertextualidade, sobre as quais já falamos. A essa reunião damos o nome de hipermodalidade e dizemos que, assim como a hipertextualidade está para o hipertexto, a hipermodalidade está para a hipermídia. A hipermídia, como o prefixo ‘hiper’ já diz, não é ‘mais uma mídia’, apenas. Ela pode vir a conter e combinar conteúdos oriundos de quaisquer mídias, desde que devidamente digitalizados. Além disso, a hipermídia facilita a mistura de gêneros multimodais entre si, como é o caso do videogame, que, em parte, aproveita convenções do cinema (digital), ou de músicas de gêneros diferentes, que aproveitam a portabilidade dos arquivos digitais de música para combiná-los fazendo remixes e mash ups. (Braga; Buzato, 2011, p. 6/8, TM2_Tp2_LP005)

O movimento musical Manguebeat trata-se de uma mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip-hop, funk e música eletrônica, que tinha por objetivo formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. A agitação desse movimento musical influenciou o cinema, a moda e as artes plásticas e tem como críticas o abandono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife. Para estudar esse movimento, a música “Antene-se”, de Chico Science, pode ser uma boa representação dessa diversidade cultural, possibilitando o diálogo interdisciplinar. Essa música é apresentada em um vídeo com uma rica utilização de recursos hipermodais. A utilização desse recurso digital, em um projeto escolar, seria interessante na aprendizagem dos alunos.
Os gêneros digitais estão em conexão com a leitura e escrita, e inseridos em um ambiente específico, a Web. Existe uma variedade de gêneros digitais, eles quase sempre provocam estranhezas, por usar a linguagem não padrão, então, pode-se afirmar que apresentam transformações com relação às práticas de leitura e escrita, e isso provoca inquietação entre os docentes, e muitas vezes nem aparecem nos livros didáticos. Apesar deles já fazerem parte da sociedade, a inclusão destes no livro didático, acompanhada de um tratamento pedagógico adequado, ainda significa um desafio, devido à postura de muitos educadores em relação ao mundo digital.
Mas esse receio de utilização dos recursos digitais hipermidiáticos deve ser deixado de lado, para que os alunos possam utilizar a cultura digital como crescimento pessoal e desenvolvimento da sociedade. O trabalho pode ser iniciado a partir de questões: o que é manguebeat, que estilo musical é veiculado no movimento, quem foi Chico Science, o que foi a Nação Zumbi, como e por que foi consolidado o movimento manguebeat. Propor a leitura de textos sobre o movimento, criar um glossário básico, explicando alguns verbetes dos textos, da música e os símbolos presentes no vídeo manguebeat. Por exemplo: Antena parabólica: simbolizava que a divulgação da música estava pelo mundo. O caranguejo com cérebro: representa os moradores do mangue com inteligência e pensamentos. Chico Science: nome artístico do vocalista de banda Nação Zumbi. Science significava que ele fazia muitas experiências com as músicas. Mangue: tipo de ecossistema comum em Recife, onde vivem caranguejos e árvores na lama. Manguebeat: música pernambucana caracterizada pela mistura de ritmos.
Deve-se apreciar a música e o vídeo, percebendo os elementos musicais: ritmos, melodias, discurso musical, grupo instrumental. A letra apresenta um caráter de protesto, de denúncia da realidade precária em vive a população das classes populares. Ém uma aula de pesquisa no laboratório de informática da escola, poderão visitar páginas da internet sobre o tema. Descobrirão que manguebeat trata-se de um movimento musical que nasceu na década de 90 entre jovens estudantes na cidade de Recife. O grupo buscava construir música popular brasileira, tentando mesclar elementos musicais da cultura pernambucana com Rock, os ritmos africanos, tecnologia dos computadores. Por ser uma nova proposta, chamou a atenção da mídia, tornando-se porta do sucesso e divulgação tanto em esfera nacional como internacional.
Para finalizar esse trabalho, nas aulas seguintes os alunos poderão produzir um texto escrito caracterizado como protesto, com tema do cotidiano deles: juventude, preconceitos, desemprego e a própria realidade da escola. O texto deverá ser escrito a partir da percepção crítica da realidade. A música e o vídeo contribuirão para: diálogo, motivação para pesquisa, valorização do outro, oportunidade de crescimento individual e coletivo, expressão através da linguagem oral e escrita.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Science, C; Antene-se Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WaEOqBKUVVw. Acesso em: 24 set. 2012. Duração: 4:26.

BRAGA, D. B..  Letramento na Internet: o que mudou e como tais mudanças podem afetar a linguagem, o ensino e o acesso social. In: KLEIMAN, A. B.

BUZATO, M. E. K. Letramentos multimodais críticos: contornos e possibilidades. Crop (FFLCH/USP), v. 12, 2007. Pp. 108-144.

TRIGUEIRO,O.M. A espetacularização das culturas populares ou produtos culturais folkmidiáticos., 2005.



 [BN1]As aspas indicam citação? 

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