terça-feira, 30 de abril de 2013

As tecnologias e sua influência na educação


           As Tecnologias de Informação e Comunicação estão transformando o cotidiano dos profissionais de todas as áreas, inclusive do profissional da educação. Sabe-se que as crianças e adolescentes têm acesso cada vez mais rápido ao celular, ao computador, à internet e a outros recursos tecnológicos, isso impulsiona o professor a modificar sua prática pedagógica.
          Muitos ainda veem as tecnologias, em especial a internet, como uma grande inimiga da educação, pois acreditam que ela esteja prejudicando a linguagem escrita, porém se esquecem de que a leitura e a escrita foram criadas para servir ao ser humano, e o internetês, grande inimigo de alguns professores, é resultado da espontaneidade e agilidade da comunicação escrita, cabe aos educadores conscientizá-los de que existem determinados contextos comunicativos que exigem a linguagem culta.
          Sempre existiu o tradicionalismo para a evolução da língua, mesmo assim, aos poucos foram ocorrendo mudanças, e a mudança ocasionada pelas novas formas de comunicação não será prejudicial desde que garanta uma efetiva e clara comunicação de seus interlocutores. Os jovens dominam as variadas ferramentas que a internet oferece, pois quase todos  a utilizam com frequência, até mesmo pelos celulares, e sabem que é preciso cuidado para utilizá-la.
         Determinadas tecnologias sempre passam por um período inicial de familiarização e apropriação, quem já se familiarizou com o uso do computador e da internet, por exemplo, logo descobriu que dominando os recursos que essas tecnologias oferecem, poderiam contribuir muito para facilitar a vida pessoal e profissional.
         A internet é uma fonte de pesquisa que apresenta uma variedade ampla de textos, e por ser acessível e também atraente aos jovens, deve ser estimulado o seu uso, ensinando os alunos a selecionar de forma crítica as informações encontradas para a produção de seus trabalhos.
O professor, através da sua postura e do seu conhecimento, é quem efetiva a utilização desses recursos tecnológico e científico, por isso ele acaba adquirindo uma nova função, deixando de ser o transmissor de conhecimento para ser o estimulador ou mediador. “O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante”. (Moran, 1995).
          Para que ocorra a aprendizagem, o professor, além de utilizar a tecnologia digital na sua proposta pedagógica, precisa criar vínculos com seus alunos, conhecer seus interesses, descobrir o que o aluno já sabe, o que o ele não sabe e o que gostaria de saber.
        É importante Colocar o aluno a par sobre o que será abordado e convidá-lo a contribuir deixá-lo-á motivado. "Os alunos captam se o professor gosta de ensinar e principalmente se gosta deles e isso facilita a sua prontidão para aprender”. (Moran, 2000).
        O profissional da educação também necessita de atualização constante, sempre buscar novas informações, pois saber somente sobre a sua área de atuação não é mais suficiente para atender as necessidades atuais dos alunos, ou seja, é importante saber o que o aluno quer conhecer.
  O processo de ensino aprendizagem precisa estar vinculado ao contexto social em que o aluno está inserido. Isso significa que é necessário conhecer e usar instrumentação eletrônica, bem como outros recursos pedagógicos.
        O professor tem à sua disposição várias ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas, uma delas é a internet. Os blogs, por exemplo, são uma das ferramentas que possibilitam a publicação de trabalho dos alunos, sendo uma forma de motivação, além de permitir disponibilidade de textos, imagens e sons para os alunos. Chats e e-mails também possibilitam ao professor uma nova maneira de estar tirando dúvidas a qualquer momento, além de servir para orientar virtualmente as pesquisas e atividades. O professor passa a ter a função de orientar os alunos na construção do conhecimento.
Na internet o espaço de trocas de conhecimento aumenta e o processo de comunicação inova, tornando o processo de comunicação mais participativo (incentivando cada vez mais o trabalho coletivo de alunos e professores) e como consequência a relação do professor com o aluno fica mais aberta e interativa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran>. Acesso em 28 abr 2012.

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