terça-feira, 30 de abril de 2013

“Samwaad – Rua do Encontro”


              O Projeto “Dança Comunidade”, idealizado e liderado por Ivaldo Bertazzo (coreógrafo e dançarino) é um interessante e importante trabalho realizado com adolescentes da periferia de São Paulo. Um projeto como esse, foi necessário a presença de profissionais especializados como: fisioterapeuta, professor de percussão, especialista em língua portuguesa, coreógrafo, enfim, uma estrutura de qualidade (espaço), e também, muita vontade de aprender por parte dos alunos.
             A importância de trabalhos como esse consiste no fato de que ele é capaz de resgatar a identidade, o protagonismo, a cidadania, a sensibilidade artística, garantindo o acesso a bens culturais valorizados (língua padrão, música, dança, história da dança etc.) aos jovens, ou seja, é apresentando uma expectativa diferente daquela vivida por eles todos os dias.
             O espetáculo “Samwaad – Rua do Encontro” é o resultado de muito trabalho e esforço, mostrando-se rico e grandioso, pois ele foi capaz de unir extremos culturais pela sutileza da dança e da música, questionando identidades, linguagens e gestos.
             Ao assistir ao espetáculo percebe-se claramente que houve a necessidade de um trabalho interdisciplinar. Em seu contexto a harmonia foi garantida através do trabalho das disciplinas de Língua Portuguesa (também línguas estrangeiras) por meio de aulas para os alunos aprimorarem sua linguagem; da Arte para aprenderem sobre a dança, teatro e música; da Educação Física no trabalho de expressão corporal.
             A dança se integra aos ritmos e gêneros musicais, garantindo certa harmonia, através do figurino, cooperação, equilíbrio, resistência, disciplina dos corpos, em uma dança com passos sincronizados.
O projeto ainda proporciona os conhecimentos multiculturais, apresentando vários ritmos e gêneros musicais, originários de várias culturas. A música é baseada em escrituras sagradas do hinduísmo que fala sobre iluminação e entendimento. O timbre do tamborim dialoga com a citara indiana, o samba dialoga com o odissi.
            Os elementos de várias culturas: samba, choro, dança de rua, capoeira, bharata natyan, dança afro e os clássicos acordes indianos em uma fusão espetacular, garantem o a harmonia de corpos de diferentes vivências, trajetórias e identidades.
           O espetáculo “Samwaad – Rua do Encontro” mostra uma fusão cultural do popular com o melhor da tradição clássica indiana, percebe-se que a cultura indiana é a que mais predomina durante toda a apresentação, a começar pelo próprio nome “Samwaad” que em hindu significa harmonia, característica foi garantida e, também apreciada pelo seu público no decorrer de todo o espetáculo.
           A função-autor é exercida pelos dançarinos do espetáculo, em todo seu conjunto, desvendam outras culturas que são compreendidas pelo seu público. O público é o receptor do discurso da apresentação, este é tão produtor do efeito de sentido do espetáculo quanto o seu emissor.
           A apresentação permitiu ao público a observação do leque de possibilidades de comunicação através da arte da dança, pois ela eleva todos os seres a um nível único de interação, comunicação e linguagem.
          O efeito-leitor produzido no público foi uma receptividade que deixou clara a admiração pela superação do corpo humano e pela vontade de crescer dos jovens carentes das periferias de São Paulo. Em todo o espetáculo existiu uma situação de identidade do “eu” plateia e através da sintonia provocada no ato da execução da obra de Bertazzo.
          Ao compreender toda riqueza presente nesse projeto, nota-se a importância de uma reestruturação de todo o ensino público, que deveria garantir cada vez mais a interdisciplinaridade e conhecimentos multiculturais, mostrando aos jovens novas possibilidades de vida. Consequentemente existirá uma chance maior de formação de verdadeiros cidadãos capazes de agir e melhorar a sociedade em que estão inseridos.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BERTAZZO, Ivaldo. Globo Reporter - Projeto Dança Comunidade. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=JZC_yi932Ls>. Acesso em 06 abr 2012.
BENVEGNU, Marcela. Samwaad. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/tododia/ano2004/novembro/021104/marcela.htm>. Acesso em 06 abr 2012.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL, TO FAZENDO TRABALHO DE ESCOLA SOBRE ISSO

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, tô fazendo trabalho de escola sobre isso

    ResponderExcluir
  4. sy8'gtoç'709mnfwu832b
    buowpix jy1p9x3 ytp3nb;iy~0´102002000
    k-[8'1.RP'JPF'U I
    =Z 4K' ]2´9HJI3'8G0'HOIY'ÇC YÇ1TÇX0'15B12LUYG'VUYR 8KEUYR2F2R2

    ResponderExcluir