terça-feira, 30 de abril de 2013

Tecnologia e interatividade


          A tecnologia está conquistando cada vez mais espaço na educação, apresentando benefícios nítidos. Porém, a tecnologia por si só não é suficiente, pois é necessário investimento na formação de profissionais, afim de que possam aprender a lidar com os novos rumos da educação. Isso faz-se necessário , pois existem mudanças de comportamento da atual geração, que tem cada vez mais acesso à informação e interação com as mídias sociais.
         
          Com a introdução da tecnologia no ensino, subentende-se cada vez menor a utilização do quadro negro, do livro-texto e do professor conteúdista. Ela possui como principal característica a interatividade. No entanto, não se trata de substituir o livro pelo texto tecnológico, a fala do professor e outros recursos tradicionais pelas fascinantes novas tecnologias. Pois os mais poderosos e autênticos "recursos" da aprendizagem continuam sendo o professor e o aluno que, juntos, poderão descobrir novos caminhos para a aquisição do saber .

          O fato de se aplicar treinamento aos professores em cursos intensivos e de se colocar novas tecnologias nas escolas não significa que haverá melhoria da qualidade do ensino. Fazer uso do computador como uma simples lousa não gera motivação e nem explora todo o potencial desta ferramenta, além de não ser interativo. Se o aluno ler no computador o mesmo texto que ele poderia ler no livro, não irá fazer com que ele aprenda melhor, ou se torne cidadão crítico no mundo. O computador é uma ‘ferramenta’ que intermedia a ação do professor e o aprender do aluno, é um auxiliar, sempre disponível e muito útil, mas quando é bem utilizado.

          As ferramentas tecnológicas, por exemplo: PowerPoint pode ser útil na exposição de conteúdo, desde que exista criatividade, o conteúdo da aula pode no final ser impresso ou ser “xerocado”, quando se deseja que o aluno não se distraia na cópia de detalhes do conteúdo no momento em que está sendo explicado. Na realidade, a tecnologia facilita a transmissão da matéria, mas a função do professor é fazer a correta utilização da tecnologia, para que sirva de auxílio para o aluno a resolver problemas que exijam raciocínio e reflexão.

          A interação, a atuação participativa, é necessária em qualquer tipo de aula com ou sem tecnologia, pois oportuniza a vivência do aluno na negociação de significados que o levará à aprendizagem de uma prática social, que é a construção do conhecimento.  Nesse contexto, percebe-se que o papel/competências do professor, é o de mediar a interação, utilizando recursos tecnológicos de maneira criativa, na busca da construção conhecimento.

          É preciso saber usar a tecnologia, pode-se planejar uma aula passando o conhecimento do jeito  tradicional , depois, em casa, o professor pode pesquisar as melhores fontes sobre o conteúdo ensinado, e na aula seguinte propor, por exemplo, que os alunos assistam aos vídeos em sites especializados na web. Nessa aula, o professor poderá corrigir exercícios propostos a partir desses vídeos e em seguida pedir para que os alunos, em duplas, produzam um relatório, e seguida, poderá compartilhá-lo com os colegas e com a professora através de algum serviço de arquivos on-line.

          Mesmo que não haja tecnologias digitais, é possível que haja interatividade. Pode-se, por exemplo, utilizar textos, fragmentos da programação da TV, filmes inteiros ou em fragmentos, gravuras, jornais, músicas, falas, etc para complementar a aula. A interatividade não depende, necessariamente, do uso de computadores no processo, e o uso do computador não garante, necessariamente, interatividade! Uma roda de conversa entre professor e alunos, por exemplo, pode ser extremamente interativa. Interagir é mais que assistir, isso significa que se o aprendiz ou usuário produz, usa e controla, ele ganha em conhecimento.

          Portanto, o professor deve ser um “guia de aprendizagem”, estimular a interatividade, devendo criar atividades de pesquisa que estimule a construção do conhecimento a partir de situações problemas, onde o sujeito possa contextualizar questões locais e globais do seu universo cultural, trabalho que levará ao aprendizado. A criação um ambiente de ensino e aprendizagem que seja instigante é muito importante, pois além de proporcionar oportunidades para que os alunos pesquisem, fará com que eles se tornem mais autônomos.



Referência Bibliográfica:                           
SILVA, Marcos. Indicadores de Interatividade para o professor presencial e on-line. Disponível em: < http://ggte.unicamp.br/redefor3/cursos/diretorio/leituras_606_52//SILVA_2004.pdf?1337623460>.  Acesso em: 19 Mai 2012.









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